Título: Dançando no Escuro (Dancer in the dark)
Lançamento: 08/09/2000 (Dinamarca)
Direção: Lars von Trier
Distribuição: Imagem Filmes
O filme “Dançando no escuro” (2000), do diretor Lars von Trier, relata a
história de Selma Jezkova (Björk), imigrante tcheca que parte para os Estados
Unidos nos anos 60, especificamente para o interior de Washington, na
esperança de salvar seu filho Gene (Vladan Kostig) de uma doença hereditária,
da qual ela mesma sofre, e que causa cegueira.
A história é, sobretudo, a devoção de uma mãe pelo seu filho. Björk
encena com maestria a mãe solteira, que já em estado avançado de sua doença,
não para de trabalhar a fim de conseguir dinheiro para a cirurgia de seu filho.
Por toda esta grande obra do diretor dinamarquês, há uma miscelânea de musica e
drama. A protagonista, apaixonada por musicais, recorre sempre às musicas e ao
cinema para diminuir a culpa que sente por ter passado o gene da cegueira a seu
filho, e trazendo o pensamento de que em musicais nunca há final triste. Porém,
como já é de se esperar de um filme de Von Trier, isso não acontece com Selma.
O enredo é detalhista e melodramático, com diálogos fortes e trilha sonora
composta pela própria Björk, e capta a atenção do expectador de maneira
extasiante, envolvendo a todos na triste história de Selma.
A personagem e seu filho moram em um trailer, ao lado da casa do casal Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), que a ajudam em tudo que é possível. Porém Bill está passando por uma crise financeira e ao saber que Selma guarda uma grande quantia em dinheiro no trailer, rouba o valor com o propósito de continuar levando uma boa vida. Selma, tendo certeza de que só Bill sabia de suas economias guardadas, vai à sua casa para ter seu dinheiro devolvido. No entanto, o jovem policial recusa-se a entregar o dinheiro e os dois entram em conflito. Bill atira em si mesmo, deixando Selma culpada por latrocínio, pois Linda a acusa de tenta roubar o dinheiro de Bill e por isso atirou contra ele.
A tragédia musical fica ainda mais tocante quando Selma, presa
injustamente, se recusa a gastar seu dinheiro com advogados, pois está
determinada a salvar o filho. Mesmo com a insistência de sua amiga Kathy
(Catherine Deneuve), a personagem não pensa nem por um minuto em deixar a cura
de Gene em segundo plano. Deixando orientações para sua fiel amiga, Selma opta
morte e alcança o seu objetivo.
O filme de 2 horas e 19 minutos acaba com uma das cenas mais fortes e
arrebatadoras de todos os filmes de Lars Von Trier: a jovem tcheca, que
no começo da trama afirma que sempre sai antes da cena final de todos os
musicais que assiste, porque “assim o
filme dura para sempre”, é levada à forca e passa seus últimos instantes
cantando que “esta não é a última canção,
esta é a penúltima canção, e isso é tudo...” até ser interrompida pela
execução.
Lars Von Trier é conhecido por mexer no psicológico de seus telespectadores, e em “Dançando no escuro”, o cineasta ultrapassou seu propósito, deixando o espectador refletir até onde o amor de uma mãe é capaz de ir pelo seu filho. Trier usa a personagem para, mais uma vez, criticar os Estados Unidos, mostrando a realidade de que os fracos não têm vez; primeiramente sendo submetidos a inúmeras horas de trabalho em uma fábrica, e depois mostrando que “a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco”, pois a justiça norte-americana a acusou sem ao menos apurar os fatos, interrompendo os sonhos da jovem tcheca.
Björk interpretou com perfeição outro mártir dos personagens de Von
Trier. Mesmo sofrendo com todas as injustiças da vida, Selma persevera lutando
para que isso mude, e ainda assim é revestida de humildade e inocência,
mesclando coragem e esperança, determinação e utopia. Selma é um dos grandes
heróis românticos do cinema de von Trier, pois mesmo sendo decidida é uma
grande vítima da história, não só das pessoas que a rodeiam, mas do sistema
americano que impõe o “american way of life”. A determinação não é apresentado
apenas na protagonista, visto que seus amigos, Kathy e Jeff (Peter Stormare),
estão decididos a ajudá-la a todo o momento. O casal Bill e Linda
representa o egocentrismo e impetuosidade, prejudicando a jovem cega, a fim de
priorizar sua estabilidade financeira e manter as aparências do estilo
americano de vida. Gene, um pré-adolescente de 12 anos, também é influenciado
pela cultura americana, tendo como preferência o lado materialista da história,
diferentemente de sua mãe, que é simples.
O filme é mais chocante do que emotivo e traz o pensamento do espectador
ao mundo real, cheio de conflito e injustiças, para como cada um busca, a seu
modo, um refúgio para fugir dos problemas que a vida proporciona. Como na
maioria de seus filmes, o diretor e roteirista deixa uma mensagem reflexiva e
realista (ainda que isso implique não ser positiva) sobre a vida que levamos.
Trailer:
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