quinta-feira, 4 de julho de 2013

Descrevendo nossa paixão

Em um post anterior eu comentei sobre o que os livros significam pra mim e isso me fez pensar qual seria o sentimento das pessoas que amam leitura quando compram um novo livro. Encontrei a resposta em um grupo dos facebook - Leitores Anônimos, do qual eu faço parte há alguns meses e onde encontrei pessoas maravilhosas que são tão apaixonadas por livros quanto eu.
Contei com três integrantes do grupo para fazer esse post: 

 ''Ler é se perder. E nesse ponto, gosto de estar perdido, sem saber me orientar. Para saber onde estou, basta virar uma página. E de página em página, faço-me humano e sonhador. Contador de histórias entre dor e amor. Coração, ficção.
E enquanto houver livros, fico perdido, sabendo me orientar, mas preso em mundo que quero estar.
Alimentando a esperança, fazendo-me criança, estando a voar.
Creio que ler é se perder nas horas, ler e madrugar.
Ler é ser, e ser é existir.'' - Lucas Iesen

"Quando me pedem para explicar "Oque é ler" eu logo penso "Ler é tudo", pois não tem como explicar tamanha felicidade e satisfação que ler me proporciona. Eu cuido de livros como uma mãe cuida de um filho; eles são jóias preciosas e raras que me transportam para um novo mundo, uma aventura sem fim e ao terminar de lê-los eu sinto algo inenarrável que só uma pessoa com esta mesma paixão seria capaz de entender." -  Alyne Barbosa Lima 

"O hábito da leitura me acompanhou desde cedo, especialmente porque minha mãe sempre me incentivou muito a ler, me contando histórias, me ensinando a ler e me comprando muitos livros (o que ela faz até hoje). Sou muito grata a ela por ter me passado esse vício, uma vez que os livros são o melhor dos bálsamos contra as dores da realidade. Encontrei neles outros mundos para descobrir e tantos amigos entre suas páginas que nem posso contar. Posso dizer que a ficção - e principalmente a fantasia - é a minha terapia, meu vício, e basicamente meu mundo." - Camila Villalba

Lucas, Alyne e Camila conseguiram definir essa paixão de muitos e em poucas palavras mostrar às pessoas que leitura é o alimento da alma de muitos.
Fiquei muito lisonjeada em ter tido ajuda de 3 leitores assíduos como estes para começar o meu blog e conseguir mostrar um pouco que os amantes de livros conseguem descrever o porquê de devorar todos os livros no mínimo de tempo possível para pessoas que seguem com o pensamento que ler é perder tempo. E além disso, a leitura pode proporcionar momentos que ninguém consegue imaginar e criar vínculos com pessoas que moram longe mas que sabem do seu sentimento mais do que ninguém. E foi isso o que eu senti a ler a declaração meus dos três colegas do grupo literário. 

Hoje vejo que ler não é só querer ser personagem fictício, ler é querer compartilhar ideias, ler é se ver quando um fala que "Ler é tudo". Ler é mais do que isso, ler é viver várias vidas e histórias sem mesmo ter saído do safá de casa. Mas o real prazer da leitura é vivenciar momentos assim, onde criamos um vínculo com pessoas que a gente nunca viu na vida e nunca ouviu a voz, mas aquele "estranho" te entende mais do que ninguém.

Obrigada Lucas, Alyne e Camila por me proporcionarem esse post. Que seus futuros sejam repletos de livros e amizades literárias ♥

6 comentários:

  1. Foi muito bonito o que você disse Alyne Barbosa Lima, foi bastante profundo. As outras pessoas que postaram eu li e gostei muito também. Parabéns á todos! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, ficou muito legal com os depoimentos dos leitores.
    Seu blog é muito fofinho, adorei ele :3

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço a Alyne Barbosa, ela e minha colega de sala, eu convivo com ela quase todos os dias da minha vida e posso confirmar o jeito que ela cuida dos livros dela... se tiver algum amassado minimo que seja ela quase morre, parabens alyne vc e uma leitora e tanto, e parabens aos outros tambem...

    ResponderExcluir
  4. A Alyne assim como o Gustavo são meus amigos, e colegas de classe, realmente o que o Gustavo falou é verdade! A Alyne cuida muito bem dos livros dela, talvez mais do que ela mesma kkkk Mas eu admiro muito a Alyne,sempre está lendo e se encantando cada vez mais quando termina de ler um livro. :) Ela já deve ter uma biblioteca em seu quarto, de tantos livros que compra e continua comprando!

    ResponderExcluir
  5. Amei Alyne Barbosa Lima e posso afirmar que realmente livros significam muito pra você sei disso pois somos amigas a anos e sei que sua paixão pela leitura só foi aumentando cada dia mais, essa sua paixão também me contagiou e fez com que meu interesse pela leitura aumente. Enfim, em seu pequeno texto você comseguiu expressar o que é a leitura, ou seja, ler é tudo e faz parte da nossa vida. Parabéns pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  6. O que eu posso dizer e que a alyne é uma otima leitora e tb uma otima pessoa, como a camilla disse isso pega ou seja contagiou a camilla e ela começou a ler mesmo que demore pra ler isso ja e um bom começo, nao importa em quanto tempo voce le e sim como vc esta lendo, se vc esta gostando do livro ou nao... esses tempos para traz a alyne fez eu ler um livro e falando a verdade foi o primeiro livro que li completo na minha vida ou seja isso e a convivencia, de tanto eu ver a alyne,camilla,sarah ler parece que deu vontade, talvez eu leia mais alguns livros na minha vida, Alyne vc esta de parabens por tudo que vc conseguiu e vai conseguir na sua vida, continue assim, sonhe, pense alto que um dia vc chega la, um dia vc chega no topo...

    ResponderExcluir